ATENÇÃO!

No período de 08 a 15 de maio nossos serviços passarão por manutenção, o que poderá provocar dificuldade de acesso. Portanto, se você tentar acessar algum site ou serviço (portal, cursos, central de atendimento, etc.) e não conseguir, tente novamente mais tarde ou no dia seguinte. Contamos com a sua compreensão e nos colocamos à disposição para maiores esclarecimentos.

Contatos

       

    Saiba mais sobre o curso

    Funcionamento

    O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) estará à disposição dos estudantes, professores e tutores todos os dias da semana, incluindo finais de semana e feriados, 24 horas por dia. Os materiais didáticos e atividades referentes às disciplinas serão disponibilizados no ambiente virtual e preveem a dedicação, por parte dos estudantes, de, pelo menos, 8 horas semanais de estudo.

    Dentro do prazo estipulado para a conclusão das atividades e de acordo com o guia de estudos sugerido pelos professores, o cronograma de estudos deverá ser definido pelo próprio estudante. Para o desenvolvimento das atividades, os discentes contarão com o apoio e a orientação dos tutores.

     

    Módulo presencial

    Durante o curso, será realizado apenas um módulo presencial para a realização de prova, apresentação e defesa do trabalho de conclusão de curso. A prova englobará os conteúdos trabalhados nos módulos 2, 3, 4, 5 e 6 do curso e será composta por 10 (dez) questões objetivas, sendo duas sobre cada um dos módulos.

    Para a participação no módulo presencial, os alunos serão divididos em dois grupos. O primeiro grupo participará do encontro no dia 25 de janeiro de 2016 e o segundo grupo participará no dia 26 de janeiro de 2016. Para saber qual a sua data, verifique a planilha disponibilizada no fórum de notícias do módulo 2. Os eventos acontecerão das 8h às 18h, na Fundação Joaquim Nabuco, Campus Gilberto Freyre, Av. 17 de Agosto, 2187, Casa Forte, Recife-PE.

    A participação no módulo presencial é obrigatória e indispensável para recebimento do certificado de conclusão de curso.

    As demais atividades serão realizadas via o AVA de forma assíncrona, possibilitando ao estudante realizá-las no momento que lhe for mais conveniente, respeitando o cronograma definido pelo(s) professor(es) de cada módulo e disponível no AVA. Caso o discente tenha dificuldade com a conexão à internet, recomendamos que salve em seu computador o material didático e as atividades propostas, desenvolva seus estudos e tais atividades e depois retorne ao AVA para publicar suas respostas.

     

    Calendário acadêmico

    Módulo

    Início

    Término

    Carga horária total Professor(es) responsável(is)
    1) Ambientação em educação a distância

    segunda-feira, 13 de julho de 2015

    segunda-feira, 27 de julho de 2015

    10

    Verônica Araújo
    2) Memória e patrimônio

    terça-feira, 28 de julho de 2015

    segunda-feira, 24 de agosto de 2015

    30

    Cristiano Borba
    Sylvia Couceiro
    Cibele Barbosa
    3) Conservação de acervos

    terça-feira, 25 de agosto de 2015

    segunda-feira, 21 de setembro de 2015

    40

    Antonio Carlos Montenegro
    Lino Madureira
    4) Organização de acervos

    terça-feira, 22 de setembro de 2015

    segunda-feira, 19 de outubro de 2015

    40

    Marilucy da Silva Ferreira
    Albino Oliveira
    Lino Madureira
    5) Difusão

    terça-feira, 20 de outubro de 2015

    segunda-feira, 16 de novembro de 2015

    30

    Albino Oliveira
    Henrique de Vasconcelos Cruz
    Silvana Araújo
    6) Gestão pública

    terça-feira, 17 de novembro de 2015

    segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

    30

    Mônica Monteiro
    Zarah Lira

     

    Formas de avaliação dos estudantes

    Serão contemplados os seguintes tipos de avaliação:

    • Avaliação formativa: será composta por atividades a serem entregues (postadas) por meio do AVA ou realizadas diretamente nele, em cada um dos módulos do curso. Essa avaliação constituirá 60% da média final de cada módulo. As avaliações serão corrigidas automaticamente pelo AVA (quando as questões forem objetivas ou do tipo jogos) ou pelos tutores (questionários com questões subjetivas e fóruns temáticos), que deverão dar retorno apropriado de forma que os estudantes saibam onde erraram e recebam orientação do que fazer para melhorar seu desempenho. Adicionalmente, os discentes serão avaliados pela interação com tutores e demais colegas;
    • Avaliação somativa: será composta pela prova presencial, que será feita durante o módulo presencial ao final do curso. A prova valerá 40% da média final de cada módulo ao qual ela se referir. A prova será composta por 10 (dez) questões objetivas, sendo 2 referentes a cada módulo. A nota da prova será somada às notas das atividades realizadas em cada módulo, considerando-se os respectivos pesos. Para se preparar para as provas, o discente deverá estudar todos os materiais didáticos que tiverem sido disponibilizados no AVA e classificados como obrigatórios. É importante ressaltar que a única disciplina que não será englobada na prova é Introdução à Educação a Distância e ao Ambiente Virtual de Aprendizagem. Logo, nessa disciplina, a média final será composta apenas pela(s) nota(s) da(s) avaliação(ões) formativa(s).
    • Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): o trabalho, além de ser aprovado pelo orientador, precisará sera aprovado por banca examinadora após sua apresentação durante o módulo presencial.

    Ao estudante que não puder participar de alguma(s) atividade(s) prevista(s), independentemente do motivo (ex.: doença, acidente, falta de conectividade, problemas pessoais, etc.), serão dadas as seguintes oportunidades:

    • Atividades formativas: período de reposição que acontecerá, em geral, nos primeiros 15 dias subsequentes à data de encerramento dos módulos. Nesse caso, a nota máxima na(s) atividade(s) será 7,0 (sete), independentemente do motivo que tenha levado o estudante a não participar da(s) atividade(s).O período de reposição acontecerá em paralelo com novos módulos, de acordo com o calendário do curso;
    • Atividades somativas: será feita a 2ª chamada para a realização do módulo presencial, cuja data será divulgada posteriormente pelo AVA.

     

    Critérios de avaliação e aproveitamento dos módulos

    Será exigida a execução de, no mínimo, 75% das atividades acadêmicas propostas no AVA, dentro dos prazos definidos em cada módulo. O acompanhamento do aluno será feito por meio da verificação dos acessos e da participação nas atividades propostas. Os estudantes também deverão estar presentes e fazer as atividades que serão disponibilizadas durante o módulo presencial, no qual a participação é obrigatória. Considerar-se-á aprovado no curso, sendo-lhe concedido o certificado de conclusão de curso, o estudante que:

    • cumprir pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) das atividades propostas no AVA;
    • tiver participado do módulo presencial;
    • tiver média igual ou maior que 7,0 (sete) na média final de cada módulo desenvolvido;
    • tiver apresentado o Trabalho de Conclusão de Curso nos formatos escrito e oral, bem como tiver sido aprovado com média não inferior a 7,0 (sete).

     

    Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

    O TCC será desenvolvido exclusivamente no formato de projeto de intervenção. O estudante deverá:

    • identificar um problema real, inserido no ambiente de trabalho em que atua, no qual deseja de intervir;
    • apresentar um levantamento dos recursos disponíveis para a resolução do problema identificado;
    • apresentar uma proposta de intervenção e acompanhamento das ações, baseada em referencial teórico e que possa ser realizada pelo estudante do curso Gestão de Acervos.

    O trabalho teórico deverá ser entregue ao final do curso, conforme orientações que serão fornecidas pela Plataforma de Gestão e Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. A apresentação oral será feita durante o módulo presencial perante banca examinadora. Para o desenvolvimento do trabalho, os estudantes serão acompanhados, a distância, por um docente orientador designado pela coordenação do curso. Mais informações serão fornecidas ao longo do curso.

    Certificação de conclusão de curso

    A obtenção do certificado de conclusão de curso dependerá da aprovação nos módulos (ou seja, o aluno deverá obter média final igual ou maior que 7,0 (sete) em cada módulo) e também no trabalho de conclusão de curso – a média final mínima também deverá ser 7,0 (sete).

    A emissão do certificado fica por conta da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), e os estudantes serão avisados quando os certificados estiverem disponíveis.