Contatos

       

    Respostas às perguntas frequentes

    Aqui, apresentamos as respostas às perguntas mais frequentes feitas pelos interessados nesse curso.

     

    1. Tenho interesse de participar desse curso. Onde encontro informações?​
    As informações sobre inscrições, bem como o link para acesso ao curso estão disponíveis aqui.​

    2. Quem pode participar do curso?
    Qualquer profissional envolvido das ações de vacinação contra o HPV. ​

    3. Sou gestor(a) e gostaria de disponibilizar o curso para as equipes de saúde do meu estado ou município. Como devo fazer?​
    Oriente-os a se inscreverem no curso a partir das orientações disponíveis aqui.​

    4. Quais são as atividades obrigatórias do curso e que condicionam o recebimento do certificado de conclusão de curso?​
    Apenas uma: a “Avaliação final”, que engloba conteúdos abordados em cada uma das unidades didáticas do curso. É composta por questões objetivas e vale nota. Para receber o certificado de conclusão de curso é necessário ter nota igual ou superior a 7,0 (sete).

    5. Não estou conseguindo receber o certificado de conclusão de curso. O que está havendo?​
    O certificado é disponibilizado apenas para os cursistas que participam da avaliação final e tiram nota igual ou maior que 7,0 (sete).​

    O link para acesso ao certificado é enviado por e-mail no prazo de 72 horas após o término da avaliação final. Se já passou este período, recomendamos que você verifique qual foi o e-mail que cadastrou no Sistema UNA-SUS (https://acesso.unasus.gov.br/acesso) e verifique, também, as caixas SPAM, lixo eletrônico ou quarentena do seu e-mail.​
    Você também pode consultar o certificado na Plataforma Arouca, fazendo os seguintes procedimentos:​

    1) Acesse o endereço: http://arouca.unasus.gov.br​
    2) Clique em “Faça seu login”​
    3) Digite seu CPF e sua senha e clique em “Autenticar”​
    4) Clique em “Minha Página > Meus Certificados” ou “Minha Página > Meu Histórico”​
    Localize a tabela na qual estão listados os cursos nos quais você participou com os respectivos certificados, caso tenha atendido aos requisitos para certificação.​

    6. Fiz a “Avaliação final” de um curso, tirei nota igual ou maior que 7,0 (sete), mas o certificado de conclusão de curso ainda não chegou. O que aconteceu?
    O link para acesso ao certificado é enviado por e-mail no prazo de 72 horas após o término da avaliação final. Se já passou este período, recomendamos que você verifique qual foi o e-mail que cadastrou no Sistema UNA-SUS (https://acesso.unasus.gov.br/acesso) e verifique, também, as caixas SPAM, lixo eletrônico ou quarentena do seu e-mail.​

    Você também pode consultar o certificado na Plataforma Arouca, fazendo os seguintes procedimentos:​

    1) Acesse o endereço: http://arouca.unasus.gov.br​
    2) Clique em “Faça seu login”​
    3) Digite seu CPF e sua senha e clique em “Autenticar”​
    4) Clique em “Minha Página > Meus Certificados” ou “Minha Página > Meu Histórico”​
    Localize a tabela na qual estão listados os cursos nos quais você participou com os respectivos certificados, caso tenha atendido aos requisitos para certificação.​

    7. É possível enviar meu certificado de conclusão por e-mail?​
    Não. Você deverá seguir as instruções fornecidas anteriormente para emissão dos certificados de conclusão via Plataforma Arouca.

    8. É possível enviar meu certificado de conclusão de curso pelos Correios?
    Não. Nessa modalidade de curso (curso livre), o certificado de curso é fornecido exclusivamente pela Plataforma Arouca, conforme orientado anteriormente.

    9. Fiz a avaliação final do curso e não tirei nota igual ou maior que 7,0 (sete). Terei nova chance?
    Você poderá tentar fazer a avaliação final por até três vezes. Se ao final da terceira tentativa você não obtiver nota igual ou maior que 7,0 (sete), não conseguirá receber o certificado de conclusão.

    10. Se eu não obtiver nota igual ou maior que 7,0 (sete) na avaliação final e esgotar as três tentativas, terei nova oportunidade?
    Não.

    11. É possível emitir declaração de matrícula, histórico escolar ou qualquer outro documento diferente do certificado de conclusão?
    Não. O Grupo SABER e a UNA-SUS UFPE não fornecem outros documentos para cursos nessa modalidade. Se você participar e for aprovado(a) nas atividades previstas, ao final, emitirá automaticamente o certificado de conclusão do curso, disponível na Plataforma Arouca.

    12. Quanto tempo tenho para concluir meus estudos?
    Durante o período de realização do curso, você pode planejar sua rotina de estudos da forma que achar mais conveniente, ou seja, não existe um número de dias específicos ou uma carga horária fixa para você participar desse curso. Você deve atentar apenas para a data de encerramento do curso, pois após esta data não será mais possível se inscrever ou fazer a “Avaliação final”.

    13. É necessário estar fisicamente em um serviço público de saúde para acessar os conteúdos do curso?
    Não. Uma vez matriculado(a), você pode acessar o curso de qualquer computador conectado à internet, mediante senha pessoal.​

    ​14. Posso acessar o curso à noite, nos finais de semana e feriados?​
    Sim. O curso fica disponível todos os dias da semana, inclusive nos feriados, 24 horas por dia.

    15. Se eu tiver dúvidas sobre os conteúdos abordados no curso, como posso esclarecer?​
    O curso é coinstrucional, ou seja, não conta com professores ou tutores para acompanhar seus estudos. Você deverá utilizar o material didático disponibilizado para esclarecer suas dúvidas. Também poderá interagir com os demais participantes pelo fórum de discussões.​

    16. Gostaria de mais informações sobre outros cursos promovidos pelo Grupo SABER e pela UNA-SUS UFPE. Onde encontro?​
    Você pode consultar as informações no link https://portal.sabertecnologias.com.br/.