ATENÇÃO!

No período de 08 a 15 de maio nossos serviços passarão por manutenção, o que poderá provocar dificuldade de acesso. Portanto, se você tentar acessar algum site ou serviço (portal, cursos, central de atendimento, etc.) e não conseguir, tente novamente mais tarde ou no dia seguinte. Contamos com a sua compreensão e nos colocamos à disposição para maiores esclarecimentos.

Contatos

       

    Respostas às perguntas frequentes

    Aqui são disponibilizadas respostas às perguntas mais frequentes feitas pelos alunos, tutores e professores. Recomendamos que você acesse esta página com regularidade, pois ela será constantemente atualizada.

    Regras do Curso

    1) Existe possibilidade de trancamento do curso no período de licença maternidade?
    Não. A UFPE não prevê trancamento em cursos de extensão.

    2) Durante meu período de férias poderei me afastar ou trancar o curso?
    Não. A UFPE não prevê afastamento ou trancamento em cursos de extensão, independente do motivo.

    3) O aluno não cumpriu as atividades acadêmicas de determinado módulo (por motivos familiares, de doença, etc.). É possível participar da(s) atividade(s) fora do prazo?
    Não. Neste caso o aluno deverá aguardar o período de reposição, que acontecerá ao final dos módulos teóricos e antes de iniciar o módulo clínico assistencial. Então, dê continuidade aos módulos seguintes e aguarde o período de reposição para participar da(s) atividade(s) do(s) módulo(s) que você não concluiu.

    4) Quando será o período de reposição dos módulos teóricos?
    Nos 15 dias anteriores ao início do módulo clínico assistencial. É importante ressaltar que o aluno só será autorizado a participar do módulo clínico assistencial se tiver concluído com aprovação todos os módulos teóricos.

    Documentos

    1) Como posso solicitar declaração de matrícula no curso?
    Acessando a página de contatos do portal SABER e encaminhando sua solicitação por meio do formulário eletrônico disponível na central de atendimento. É importante informar seu nome completo e CPF. As declarações de matrícula serão emitidas após o início da capacitação no seu estado e depois que for comprovado que você iniciou os estudos.

    2) Como poderei ter acesso à declaração de matrícula?
    O documento será enviado exclusivamente por e-mail.

    3) É possível enviar o documento pelos Correios?
    Não.

     

    Encontros Presenciais

    1) Quando acontecerão os encontros presenciais para realização do módulo clínico assistencial?
    Após a conclusão dos módulos teóricos. As datas serão informadas posteriormente pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem.

    2) Quantos encontros presenciais teremos?
    Dependerá da logística definida em cada estado, que está sob responsabilidade da Coordenação Estadual da Capacitação. Maiores detalhes serão fornecidos posteriormente pelo AVA.

    3) A participação nos encontros presenciais é obrigatória?
    Sim

    4) Que atividades serão feitas nos encontros presenciais?
    Atendimento odontológico às pessoas com deficiência.

     

    Horário das aulas

    1) Quais os horários das aulas a distância?
    Não existe um horário pré-definido. O ambiente virtual de aprendizagem estará disponível todos os dias da semana, incluindo sábados, domingos e feriados, 24 horas por dia. O estudante deverá estar atento ao cronograma de entrega das atividades, que será explicado no guia de estudos de cada módulo.

    2) Quantas horas semanais deverei dedicar aos estudos?
    No mínimo 8 horas semanais.

     

    Prazo para entrega das atividades

    1) Como saberei a data-limite para entrega das atividades dos módulos?
    Lendo o guia de estudos, disponível na área de informações gerais de cada módulo no AVA.

    2) Será possível entregar atividades fora do prazo estabelecido?
    Não, independente do motivo que levou o aluno a não cumprir as atividades no prazo determinado. Neste caso, para conclusão do(s) módulo(s) teórico(s) o aluno deverá aguardar o período de reposição. Evite deixar acumular muitas atividades para o período de reposição, pois você terá pouco tempo para fazer as atividades.

     

    Tutoria

    1) Quem são os tutores?
    São cirurgiões-dentistas especialistas na área de atenção à saúde bucal das pessoas com deficiência ou com experiência comprovada de atendimento a este público por, pelo menos, 5 anos.

    2) Qual o prazo que os tutores têm para corrigir as atividades didáticas?
    Para atribuir a nota da atividade, o prazo é de uma semana, contado a partir do dia seguinte à data-limite para a postagem da atividade no ambiente virtual de aprendizagem. Mesmo que você entregue a atividade antes do prazo, o tutor terá o prazo de 7 dias a partir da data-limite para atribuir a nota. No entanto, o tutor deverá acompanhar diariamente o desenvolvimento das atividades pelos alunos e comentar as respostas enviadas de forma que o aluno possa saber, eventualmente, os pontos de melhoria necessários e, com isso, ajustar ou refazer a atividade com o objetivo de incrementar o aprendizado e melhor a nota final da atividade. Reforçamos que a UNA-SUS UFPE trabalha com atividades formativas, logo a construção do conhecimento é de fundamental importância.

     

    Comunicação

    1) Não recebo os e-mails enviados pela UNA-SUS UFPE. O que devo fazer?
    Verifique as caixas spam, lixo eletrônico e quarentena do seu e-mail. É muito provável que nossos e-mails estejam armazenados lá.

    2) Mudei meu e-mail, o que devo fazer?
    Comunique à equipe UNA-SUS UFPE imediatamente, por meio do formulário eletrônico disponível na área de contatos do portal SABER. Somente a equipe UNA-SUS UFPE poderá atualizar essa informação no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

     

    Ambiente Virtual de Aprendizagem

    1) É possível acessar os materiais didáticos usando tablets e smartphones?
    Sim, mas se você não conseguir visualizar algum material, recomendamos que procure acessar de computadores ou notebooks.

    2) É possível fazer as atividades didáticas usando tablets ou smartphones?
    A UNA-SUS UFPE não recomenda. Devido aos casos de incompatibilidade entre sistemas operacionais e navegadores, sugerimos o uso de tablets (por exemplo, o Ipad) ou smartphones apenas para acesso aos materiais didáticos (livros, vídeos, sites) no AVA. A incompatibilidade ocorre, principalmente, por serem essas plataformas proprietárias, ou seja, não temos acesso livre para realizar configurações necessárias ao bom uso dos recursos do AVA nesses equipamentos. Para fazer as atividades didáticas (questionários, jogos, fóruns, etc.) orientamos a utilização de computadores ou notebooks, preferencialmente com os navegadores Mozilla Firefox, Google Chrome ou Safari.

    3) Qual o melhor navegador (browser) para acessar o curso?
    Recomendamos os navegadores Mozilla Firefox, Google Chrome ou Safari, nesta ordem de prioridade. É indicado que você tenha, pelo menos, dois navegadores instalados. Se determinado recurso não funcionar com um navegador, procure acessar do outro.

    4) Às vezes, enquanto estou fazendo alguma atividade, principalmente usando os recursos blog, fórum e texto online, perco as informações digitadas antes de enviar. Por que isso ocorre? O que faço para evitar o problema?
    Isso pode ocorrer em casos de falha na conectividade, queda da energia elétrica ou até mesmo problemas com o computador, tablet ou smartphone. Considerando que o AVA não salva atividades não enviadas, recomendamos que você faça a atividade em um editor de texto (por exemplo, o Word) e depois copie e cole no local apropriado do AVA. É essencial, ainda, que você cheque, logo após enviar as atividades, se ela foram salvas no AVA. A UNA-SUS UFPE não se responsabiliza por atividades não enviadas.

     

    Acesso à internet

    1) É possível fazer o curso sem ter acesso à internet?
    Não. A internet é essencial para participar da capacitação. No entanto, você não precisar estar sempre conectado à internet para participar do curso. É possível baixar (fazer download) muitos dos materiais em seu computador e também fazer a maioria das atividades off-line (sem estar conectado) e posteriormente conectar-se apenas para enviar suas respostas e interagir com seus colegas e tutor.

    2) Qual a velocidade mínima ideal para eu ter acesso aos conteúdos do curso?
    Recomendamos, pelo menos, 256kbps.