Contatos

       

    UNA-SUS UFPE lança curso “Vacinação contra o HPV”

    noticia_portal

    Você sabia que o vírus HPV tem relação com os cânceres do colo do útero, vagina, vulva, pênis, ânus, boca e orofaringe, bem como de outros agravos relacionados ao HPV, como as verrugas genitais e a papilomatose de laringe?

    A vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) é uma importante estratégia de saúde pública para a prevenção dos cânceres e outros agravos relacionados ao HPV.

    Por que vacinar a partir dos 9 anos de idade?

    A infecção pelo HPV acontece precocemente. Estudos mostram que 25 a 30% das jovens com um único parceiro apresentam lesão por HPV já no primeiro ano de iniciação sexual. E como acontece com outras vacinas, jovens com menos de 15 anos respondem melhor à vacinação.

    Para que a vacinação seja mais efetiva, o ideal é que ocorra bem antes do contato com o HPV, ou seja, envolva meninas e adolescentes dos sexos masculino e feminino, que, por esse motivo, são os alvos principais das campanhas de vacinação.

    Quem pode tomar a vacina HPV?

    A prioridade é para meninas e meninos de 9 a 26 anos. No entanto, estudos demonstram imunogenicidade (resposta imunológica com produção de anticorpos) e segurança também em pessoas mais velhas.

    Atualmente, o Ministério da Saúde vacina as meninas e adolescentes do sexo feminino entre 9 e 14 anos de idade e os adolescentes do sexo masculino entre 11 e 14 anos de idade. A população vivendo com HIV/Aids, transplantados de medula óssea e órgãos sólidos e pacientes oncológicos, entre 9 e 26 anos de idade, também recebe a vacina.

    A Sociedade precisa ser esclarecida sobre isso

    Em muitos casos, as pessoas se preocupam em vacinar meninas de 9 anos para uma doença sexualmente transmissível. Alguns julgam ser muito cedo para uma criança se submeter a uma imunização dessa natureza.

    Pensando em esclarecer os principais benefícios da vacina e como operacionalizar a vacinação nos municípios, é que a Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde, por meio da Universidade Federal de Pernambuco, e em parceria com o Ministério da Saúde, lança nessa quarta-feira (03/10) o curso online “Vacinação contra o HPV”. Informações sobre inscrições e acesso ao curso podem ser obtidas aqui.