Contatos

       

    UNA-SUS UFPE lança o curso de especialização em Atenção Primária à Saúde

    noticia_portalA Atenção Primária à Saúde (APS) corresponde aos cuidados essenciais à saúde, baseados em tecnologias acessíveis, que levam esses serviços o mais próximo possível dos lugares de vida e trabalho das pessoas. É dessa forma que o usuário tem o primeiro contato com o sistema de saúde.

    Pode ser vista como uma estratégia flexível, que busca garantir a atenção sistemática em um processo contínuo, sustentado por recursos humanos qualificados e capacitados, a um custo adequado e sustentável.

    A APS está organizada em conjunto com a comunidade a fim de proteger, restaurar e reabilitar a saúde dos indivíduos, suas famílias e da comunidade, não discriminando nenhum grupo humano por sua condição econômica, sociocultural, de raça ou sexo.

    Ciente da importância da APS e para atender às demandas de qualificação dos profissionais que atuam no Programa Mais Médicos, a Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS), na Universidade Federal de Pernambuco, por meio do Grupo SABER, está promovendo, de forma gratuita, o curso de especialização Atenção Primária à Saúde, que visa favorecer a consolidação e o aprimoramento da APS como reorientadora do modelo de atenção à saúde, a partir da qualificação para a Estratégia de Saúde da Família em cuidado, gestão e participação popular com base clínica e de saúde coletiva, gerando o perfil de multiplicador de saberes.

    Para oferta do curso, foi estabelecida parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a fim de utilizar os objetos de aprendizagem produzidos no âmbito do PEPSUS – Programa de Educação Permanente em Saúde da Família, projeto esse desenvolvido pela UFRN.

    O curso é realizado de maneira online, com encontros presenciais para realização de provas e defesa de monografia, e dispõe de tutoria. O público é formado por médicos vinculados ao 14º e 15º ciclos do Programa Mais Médicos para o Brasil nos estados de Pernambuco e Paraíba e tem a duração de 360 horas/aula.

    A especialização tem a coordenação geral de Cristine Martins Gomes de Gusmão e a coordenação técnico-pedagógica de Josiane Lemos Machiavelli.