Contatos

       

    Escrita e Correção de Trabalhos Online: Elabore

    noticiaEm um mundo cada vez mais tecnológico e com escassez de tempo, é natural que surjam recursos que proporcionem uma agilidade maior em tarefas a serem realizadas. Fazendo uma análise ao longo do tempo, no mundo acadêmico, vemos que os processos para a escrita e correção de uma monografia, dissertação ou tese precisavam da presença física do orientador e aluno, já que todas as orientações eram feitas de forma verbal e com anotações no papel impresso.

    Depois, com a evolução das tecnologias, essas atividades passaram a acontecer por e-mail, editores de textos disponíveis na internet, telefone e, mais recentemente, aplicativos de troca de mensagens instantâneas. Era anexo enviado, anexo recebido, observações no corpo do e-mail ou de textos… E nesse processo todo, muitas informações eram perdidas, ignoradas ou até mal interpretadas.

    Com o intuito de otimizar o processo de escrita e orientação de trabalhos acadêmicos, a área de educação ganhou mais um aliado: o Elabore Sistema de Gestão e Elaboração de Trabalhos Acadêmicos.

    Conheça as funcionalidades do Elabore

    Trata-se de um sistema web, desenvolvido pelo Grupo SABER, cujo objetivo é gerenciar todas as etapas da construção de um trabalho acadêmico, contemplando:

    • A definição do formato de trabalho que será desenvolvido;
    • A indicação do limite de caracteres que serão escritos em cada seção;
    • A formatação;
    • A definição e o controle de prazos;
    • A escrita pelo aluno;
    • O acompanhamento e a avaliação pelo professor orientador;
    • A interação aluno-orientador;
    • O envio de notificações para alunos e orientadores quando há atualizações no sistema;
    • O monitoramento de todo o processo pela coordenação e equipe de supervisão acadêmica do curso.

     

    Segundo Josiane Lemos Machiavelli, coordenadora técnico-pedagógica do Grupo SABER, “foram anos de estudos para chegarmos a uma solução que atendesse a todos esses requisitos. Inclusive, o sistema é uma evolução de outro mais simples, que já foi utilizado por mais de 3.000 alunos que passaram pelos cursos de especialização ofertados pela UNA-SUS UFPE desde 2013”.

    Elabore: como funciona?

    Uma vez definido o modelo de trabalho que será desenvolvido, o mesmo é configurado no Elabore, assim como os prazos para conclusão de cada etapa.

    Quando o aluno acessa o sistema, consegue visualizar a estrutura do trabalho que deverá desenvolver, os prazos estabelecidos para isso, assim como pode interagir com o professor orientador.

    Elabore - Visão do aluno

    Elabore – Visão do aluno

    As interações se dão por meio de um fórum disponível no próprio Elabore, e ficam documentadas, caso precisem ser acessadas posteriormente.

    As interações aluno-orientador ocorrem pelo fórum de discussões.

    As interações aluno-orientador ocorrem pelo fórum de discussões.

    Conforme o aluno vai finalizando a escrita de cada um dos tópicos que compõem o trabalho, pode solicitar a avaliação pelo professor, que recebe uma notificação por e-mail.

    Aluno solicita avaliação dos tópicos.

    Aluno solicita avaliação dos tópicos.

    O professor, ao acessar o sistema, tem uma visão sintética do status de cada aluno, bem como das possíveis demandas geradas no fórum de discussões.

    Elabore - Visão do orientador.

    Elabore – Visão do orientador.

    Consegue, ainda, acessar o trabalho do aluno, editar, se necessário for, solicitar melhorias ou aprovar o conteúdo apresentado, tópico a tópico.

    Orientador finaliza o tópico ou reabre para o aluno editar.

    Orientador finaliza o tópico ou reabre para o aluno editar.

    Quando o aluno finaliza a escrita do trabalho, o professor indica se o mesmo foi aprovado ou reprovado, bem como descreve os motivos de eventual reprovação.

    Orientador indica se o trabalho foi aprovado ou reprovado.

    Orientador indica se o trabalho foi aprovado ou reprovado.

    A qualquer momento é possível gerar o trabalho na versão PDF, que estruturará automaticamente o conteúdo conforme modelo previamente estabelecido pela coordenação.

    A versão PDF do trabalho pode ser gerada a qualquer momento, de forma automática.

    A versão PDF do trabalho pode ser gerada a qualquer momento, de forma automática.

    Já as equipes de coordenação e supervisão acadêmica, além de terem acesso à área que gerencia o cadastro de usuários e modelos de trabalhos acadêmicos, conseguem acompanhar o que se passa no sistema: a construção dos trabalhos pelos estudantes, as avaliações feitas pelos orientadores, as interações nos fóruns de discussão, tudo isso com apoio de relatórios que dão uma visão global do andamento de cada turma.

    A equipe de supervisão monitora todas as fases por meio de relatórios.

    A equipe de supervisão monitora todas as fases por meio de relatórios.

    No Grupo SABER, o Elabore está sendo utilizado na Especialização em Saúde das Famílias e das Comunidades, ofertado na modalidade online por meio da UNA-SUS UFPE, mas o sistema também pode ser muito útil em outros contextos, inclusive no ensino presencial. Universidades, Faculdades, Escolas e Centros de Pesquisa que queiram utilizar o sistema têm possibilidade de fazê-lo por meio de parceria com o Grupo SABER.