Contatos

       

    Grupo SABER é destaque em Portugal

    É no extremo ocidente da Europa, ao sul de Portugal, que fica Algarve. Banhado pelo Oceano Atlântico, possui 150 Km de costa e divide-se em três grandes áreas: o litoral, o barrocal (uma região de transição entre o litoral e a serra) e a serra. Resultado: paisagens lindas que serviram de cenário para uma história incrível, repleta de episódios marcantes. Entre eles, a presença romana, a ocupação árabe e as grandes navegações.

    Hoje, Algarve é um dos principais destinos turísticos de Portugal. Não por acaso, foi escolhido para sediar três importantes congressos que ocorreram simultaneamente na semana passada com a participação do Grupo SABER. O primeiro foi o CENTERIS 2015, Conferência sobre Sistemas de Informação para Empresas. Nesse congresso, Júlio Venâncio apresentou o trabalho Proposal of Utility Tree for Health Education Systems based on Virtual Scenarios: a case study of SABER Comunidades, que traz uma das principais contribuições da dissertação de mestrado de Camila Diniz, ex-colaboradora do SABER. Esse tranbalho mostra que o aplicativo SABER Comunidades foi avaliado do ponto de vista técnico de sistema. Os autores deste trabalho são Camila Diniz, Júlio Venâncio e Cristine Gusmão.

    No ProjMAN 2015, Conferência International em Gerenciamento de Projetos, foi apresentado o trabalho Proposal of risk management metrics for multiple project software development. Foi a primeira viagem internacional e a primeira apresentação em inglês de nosso colaborador Miguel Wanderley, da equipe Mobile. O trabalho deriva da monografia de graduação defendida por Miguel e também é um dos subprojetos do doutorado de Júlio Venâncio, atualmente orientado pelo Prof. Hermano Perrelli (Centro de Informática – UFPE) e co-orientado pela Profa. Cristine Gusmão. A contribuição desse trabalho é a aplicação de conceitos e metodologia de gerenciamento de projetos dentro do ambiente do SABER, auxiliando os líderes de equipes na priorização dos itens que precisam ser gerenciados. Os autores são Miguel Wanderley, Júlio Venâncio e Cristine Gusmão.

    O terceiro e último Congresso foi o HCist 2015, Conferência Internacional sobre Sistemas e Tecnologias da Informação em Saúde e Assistência Social. Mais uma vez, nossos colaboradores marcaram presença com a apresentação do pôster Analysis of the performance areas of action points from a course of distance education in Brazilian public health. O trabalho tem relação com o projeto SABER na Melhor Idade e focou na análise de trabalhos de conclusão da primeira turma do curso de Especialização em Saúde da Família, encerrada em fevereiro de 2014. Nessa avaliação, os trabalhos foram analisados no contexto das ações planejadas pelos trabalhadores-estudantes desse curso para que fossem aplicadas nas áreas onde eles trabalharam enquanto alunos dessa turma. Os autores desse trabalho são Juliana Lima (equipe de Pesquisa/Extensão), Júlio Venâncio e Cristine Gusmão.

    Segundo Júlio Venâncio, que participou dos congressos e faz parte de todos os trabalhos, “o Grupo SABER causou uma boa impressão, dados o interesse pelo material apresentado e perguntas feitas. Certamente, isso mostra que estamos realizando pesquisa de qualidade e relevante para a sociedade”.

    Miguel Wanderley (esq) e Júlio Venâncio apresentam trabalhos em Portugal

    Miguel Wanderley (esq) e Júlio Venâncio apresentam trabalhos em Portugal